Saúde


Leitor denuncia péssima qualidade da água fornecida pela Deso em Tobias Barretos; veja vídeos


Publicado 06 de agosto de 2021 às 07:45     Por Peu Moraes     Foto Leitor AjuNews

Leitor do AjuNews denunciou a péssima qualidade da água fornecida pela Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe (Deso) no município de Tobias Barretos, no Centro Sul sergipano, nesta sexta-feira (06). Nos vídeos que chegaram à redação é possível visualizar a coloração barrenta da água disponível aos mais de 52 mil tobienses.

De acordo com o leitor, o órgão vinculado à secretaria de Infraestrutura do Governo de Sergipe sofreu no início deste ano penalidades judiciais após representações oferecidas pela população e Ministério Público de Sergipe (MP-SE), entre as especificações estavam melhoria na qualidade do líquido e regularização no fornecimento.

A reportagem apurou que em março deste ano, a Justiça concedeu liminar determinando que a Deso, no prazo de 60 dias, promovesse, na rede de abastecimento que atende ao município de Tobias Barreto, os ajustes necessários para adequar a qualidade da água fornecida aos parâmetros previstos. A decisão é fruto de uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo MP-SE.

A decisão do juiz da 1ª Vara Cível e Criminal de Tobias Barreto, Sergio Fortuna de Mendonça, atendeu parcialmente a um pedido do MPE. Na ação, o MPE pede além dos ajustes para levar água potável aos consumidores dentro dos parâmetros previstos na Portaria de Consolidação n. 05/2017 do Ministério da Saúde, que tivesse a suspensão ou compensação das faturas cobradas aos cidadãos locais, até a regularização definitiva da questão. Essa parte da ação foi indeferida pelo magistrado.

“A Deso por um período cumpriu corretamente as determinações jurídicas, porém nos últimos meses a qualidade da água voltou a ficar péssima o que torna seu uso para humano limitado. Aqui em casa apenas usamos para lavar roupas, pratos e tomar banho, fora isso não têm condições para utilizar”, disse o leitor ao site.

Veja vídeos



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso