Saúde


Leitos de UTI para covid-19 em Sergipe terão ocupação máxima em oito dias, aponta estudo da UFS


Publicado 07 de maio de 2020 às 15:41     Por Dhenef Andrade     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

Sergipe terá 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dedicados a pacientes diagnosticados com covid-19 ocupados no prazo de oito dias. As informações fazem parte do estudo realizado pelo professor Paulo Ricardo Martins Filho, chefe do Laboratório de Patologia Investigativa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), publicado nesta quinta-feira (7).

A lotação dos leitos, apontada pela pesquisa, levou em consideração o crescimento diário de 15% no número de casos confirmados da doença no estado. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), Sergipe possui 85 leitos de UTI exclusivos para casos de covid-19, sendo 46 na rede pública e 39 em hospitas privados. Com 30 pacientes em tratamento intensivo, a taxa de ocupação dessas vagas é de 35,5%.

“A projeção neste cenário é que Sergipe tenha a partir da metade do mês de maio entre 3.000 e 4.000 casos confirmados do novo coronavírus, pelo menos 70 novos casos com necessidade de internamento em unidade de terapia intensiva cerca de 10 dias após o ápice da curva, e saturação precoce dos leitos disponíveis,” aponta Paulo Martins.

Para minimizar os impactos causados pela lotação, a publicação, que foi encaminhada para a SES, sugere o aumento dos leitos destinados a covid-19 nas próximas duas semanas, com ampliação gradual até o final do mês. Além disso, recomenda a decretação imediata de quarentena, por pelo menos 15 dias, com a restrição obrigatória do trânsito de pessoas sadias e a manutenção de serviços essenciais, como supermercados, padarias e farmácias.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso