Cidades


Mais de 100 mil aracajuanos foram vacinados contra covid-19, diz SMS


Publicado 08 de abril de 2021 às 18:00     Por Larissa Barros     Foto Marcelle Cristina / Prefeitura Municipal de Aracaju

Mais de 100 mil aracajuanos já foram vacinados contra covid-19, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na quarta-feira (7). Ao todo, 104.305 doses aplicadas e um total de 84.643 pessoas já imunizadas com as duas doses.

Segundo a secretaria de saúde, Waneska Barboza, Aracaju trabalha com as vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Do início da campanha até o momento, a Prefeitura recebeu 91.310 doses referentes à primeira dose e 35.240 destinadas à segunda dose. Assim, já foram aplicadas 92,69% (84.643 pessoas) das doses para a primeira e 55,79% (19.662 pessoas) para a segunda dose.

“Com esses números, Aracaju já conseguiu vacinar 12,73% da população. Esse dado é superior, inclusive, à média nacional, que é de 10,13% da população. Conseguimos chegar a esse número ainda com que as dificuldades, por exemplo, de chegada de novas doses. Dependemos do encaminhamento de vacinas por parte do Governo Federal e, quando chega, agilizamos o processo, ampliando o público que pode receber a vacina”, disse.

Waneska também destacou que, para que a vacinação seja otimizada, a pasta adotou uma logística que conta com diversos pontos de vacinação, como o drive-thru, 32 Unidades Básicas de Saúde e os pontos fixos. “Além dos locais de vacinação, ainda ofertamos a vacinação durante os finais de semana, ou seja, de domingo a domingo”, explicou.

Atualmente, a capital sergipana está imunizando os idosos de 63 anos ou mais, idosos institucionalizados, pessoas em situação de rua, quilombolas, trabalhadores de forças de segurança e deficientes permanentes.

De acordo com a Secretaria, na imunização feita com a vacina CoronaVac, o intervalo entre as duas aplicações deve ser entre 21 e 28 dias. Já a vacina AstraZeneca tem um intervalo de 90 dias, entre a primeira e segunda dose. Na capital, ficou pactuado junto ao Ministério da Saúde, o intervalo de 21 dias para a administração das duas doses da CoronaVac e mantido o intervalo da outra fabricante.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso