Cidades


Mais de 2.543 aracajuanos foram vacinados contra covid-19 nesta terça (30)


Publicado 31 de março de 2021 às 11:40     Por Larissa Barros     Foto Sérgio Silva / Prefeitura Municipal de Aracaju

Mais de 2.500 idosos a partir de 69 anos foram vacinados com a primeira dose do imunizante contra covid-19, em Aracaju, nesta terça-feira (30), de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Até o momento, 58.760 pessoas já foram vacinadas, na capital, o que representa 8,83% da população aracajuana.

Os idosos a partir dos 76 anos e profissionais da saúde também foram vacinados com a segunda dose da vacina, seguindo novo cronograma de antecipação estabelecido pela Secretaria.

Segundo a SMS, uma nova logística foi organizada para quem recebeu a vacina no drive-thru instalado no Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira. A entrada no Parque, os idosos a partir de 69 anos, seguiam as placas de sinalização à direita, enquanto os idosos de 76 anos e os profissionais de saúde seguiam às placas à esquerda, todos com o código utilizado na primeira dose, documento com foto e cartão vacinal.

Já a saída dos veículos também foi por outra via, pela avenida Jornalista Santos Santana, diferente do drive-thru dos que recebem a primeira dose.

De acordo com a secretária da Saúde, Waneska Barboza, a nova organização pretende evitar congestionamento e dar mais celeridade à aplicação das vacinas, proporcionando mais conforto ao público prioritário.

“O esquema foi montado de maneira que aqueles que vão tomar a segunda dose vão fazer um trajeto, e quem vai tomar a primeira dose, aqueles com 69 anos, vão andar por outro trajeto. Esse planejamento é para dar celeridade à vacinação e evitar grandes filas. Tem dado certo. No início da manhã, por exemplo, vários carros já passaram por aqui. Tem sido célere”, destaca a secretária.

A secretaria destaca também que, durante a semana, a vacina está sendo disponibilizada em 32 Unidades Básicas de Saúde, no drive-thru do Parque da Sementeira, e em quatro pontos fixos, que funcionam nos seguintes locais: Escola Estadual Jornalista Paulo Costa (bairro Bugio); Cras João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont); Emef Juscelino Kubitschek (bairro Coroa do Meio); Paróquia Sagrado Coração de Jesus (bairro Grageru).

Já nos fins de semana, assim como nas etapas anteriores, a imunização ocorre no posto itinerante e em cinco UBS’s exclusivas: Augusto Franco (no conjunto Augusto Franco) Francisco Fonseca (no bairro 18 do Forte); Edézio Vieira de Melo (no bairro Siqueira Campos); UBS José Calumby (no bairro Jardim Centenário); e Marx Carvalho (no bairro Ponto Novo).

Para receber a vacina no drive-thru, é preciso realizar um cadastro, que pode ser feito através do site da prefeitura. clique aqui.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso