Coronavírus
Mais de 80 pessoas em condição de rua testam negativo para covid-19 em Aracaju
Mais de 80 pessoas em situação de rua já fizeram os testes rápidos para identificação do novo coronavírus (covid-19) em Aracaju, e tiveram o resultado negativo para doença. A informação foi divulgada pela prefeitura, nesta quinta-feira (30).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a equipe do Programa Consultório na Rua já realizou 84 testes rápidos em apenas dois dias de realização desta ação. Até o momento não houve resultado positivo para doença.
Segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Jayane Trindade, as ações são realizadas a partir de uma agenda semanal em que a equipe vai aos locais para realizar a testagem. Além de contar com a parceria da Assistência Social de Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde conta com o apoio do Projeto de Redução de Danos, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera e do Caps AD Vida.
“O teste não é compulsório, ou seja, não é obrigatório. As pessoas fazem a testagem se manifestarem o desejo. Sempre conversamos com todos eles, explicando detalhadamente como funciona o teste e da importância deles realizarem, como forma de prevenção e cuidado com a saúde, sempre respeitando aqueles que não tiverem interesse. Até agora, felizmente, ninguém se negou a fazer o procedimento”, disse Jayane.
De acordo com o médico do programa, Felipe Sales Neto, antes de iniciar os testes, a população de rua preenche um formulário com cerca de 50 questões, com informações pessoais, epidemiológicas e de saúde. Após isso, eles seguem para a mesa de testagem, onde é feita toda a higienização da mão, e após 15 minutos eles recebem o resultado.
“Antes de iniciar os procedimentos, fazemos uma roda de conversa, na qual explicamos sobre o funcionamento do teste. Após o teste, eles recebem duas máscaras laváveis para intensificar esse cuidado, e após uma semana, fazemos a reposição nas unidades”, afirmou o médico.
Adriel Silva é uma das pessoas em situação de rua que foram acolhidas na Escola Municipal Freitas Brandão, no bairro Suíssa, região central de Aracaju. De acordo com ele, além de receber orientações sobre formas de como se prevenir contra a doença, ele realizou o teste rápido do coronavírus no local.
“Há uma preocupação das equipes que nos acolhem e com a sociedade para evitar problemas futuros. Me previno usando máscaras, lavando as mãos com água e sabão e passando álcool em gel. Fomos orientados pelos profissionais da Saúde para usar os equipamentos de proteção individual com segurança”, disse Adriel.
Leia os termos de uso