Política


Parte da Vaep é liberada após retomada das sessões da Câmara de Aracaju


Publicado 10 de maio de 2020 às 17:04     Por Larissa Barros     Foto César de Oliveira / Câmara Municipal de Aracaju

Parte do valor da Verba para Atividade no Exercício Parlamentar (Vaep) foi liberado após retomada das sessões da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na forma online. A informação foi divulgada pelo presidente da Casa, Nitinho Vitale (PSD), em entrevista ao jornalista André Barros, da Rádio CBN Aracaju, nesta sexta-feira (08).

De acordo com o parlamentar, a Vaep foi suspensa por conta da pausa nas sessões da Câmara por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19). No entanto, como as atividades são feitas virtualmente, uma vez na semana, parte deste valor foi novamente liberado.

“Dentro da verba indenizatória, fizemos um corte primeiro de um total geral, pois não tínhamos sessões ali, e agora apresentamos uma nova medida da Mesa Diretora retornando com 50%, em virtude do início das sessões remotas, já que os vereadores precisam de algumas assessorias para serem auxiliados em projetos. Essas medidas de contenção estão sendo tomadas desde o início do nosso mandato, quando reduzimos um grande número de diárias e viagens, e estamos investindo agora na reforma do prédio da Câmara. A maior questão agora é a do coronavírus, que preocupa a todos nós vereadores com esse avanço em Aracaju”, disse ele.

Ainda segundo Nitinho, destacou que, na sua gestão, os profissionais da imprensa têm sido valorizados e que nenhum profissional foi demitido.

“Quando assumi a presidência da CMA, alguns profissionais de imprensa da Casa recebiam abaixo do teto. Legalizei essa situação e todos os profissionais da área de comunicação recebem hoje um valor acima do teto. Naquele momento, não fiz nenhuma demissão de nenhum profissional”, afirmou Nitinho.

Durante a entrevista, o parlamentar explicou que os que se sentiram prejudicados foram aqueles profissionais que trabalhavam e recebiam pela verba indenizatória, a Vaep.

“Cortei a verba porque não estávamos trabalhando e se criou um tumulto, dizendo que eu desempreguei 20 pais de família, e não tem esse número de comunicadores recebendo pela Vaep. Não temos uma previsão de até onde vai a pandemia. Com essa questão, também sabemos que o município de Aracaju está perdendo muita receita. No futuro, o orçamento vai cair, e em alguma necessidade a gente tem essa economia para tocar a Câmara em um momento de crise”, declarou.

Nesta semana, os vereadores irão se reunir com secretários municipais para esclarecer questões relacionadas à covid-19. Nitinho afirmou que foi enviado um ofício ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDF) e a alguns secretários para que, a partir de segunda-feira, possa haver um debate com os vereadores.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso