Saúde
Pessoas com covid-19 são as que mais recorrem ao apoio psicológico em Aracaju
As pessoas que contraíram o novo coronavírus (covid-19) e as que perderam um familiar por causa da doença são as que mais recorrem ao Serviço de Apoio Psicológico disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju. Em entrevista ao AjuNews, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do Município, a enfermeira Chenya Coutinho, detalhou que, até esta quarta-feira (6), 527 ligações foram recebidas pelo serviço que está disponível desde o dia 06 de abril.
Ainda de acordo com a especialista, a ansiedade por causa do isolamento social, medo relacionado a covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) sono irregular e preocupação com uma outra pessoa também estão entre os motivos que fazem as pessoas procurar por ajudar. Por não se tratar de psicoterapia, a demanda é espontânea, e a pessoa pode ligar quantas vezes sentir necessidade.
Os atendimentos são realizados via aplicativo ou sistema. A SMS tem uma base de monitoramento do sistema que visualiza apenas o ritmo de chamadas, duração e chamadas em espera. “O atendimento é realizado através de ligação telefônica, garantindo a preservação da privacidade das ligações e do atendimento, conforme código de ética profissional da psicologia”, explicou Chenya.
Ainda segundo a coordenadora, o objetivo é “contemplar e gerar canais de cuidado em saúde para a demanda de profissionais da saúde que tenham vivenciado ou estejam vivenciando situações geradoras de estresse e ansiedade; a demanda da população em geral, que devido aos fatores estressores associados à pandemia e às reações advindas destes (ansiedade, medo, pânico, preocupação intensa com a sua saúde e de familiares que podem ter sido expostos a covid-19; mudanças no padrão do sono e alimentação; aumento do uso de álcool, tabaco e outras drogas, dentre outros”, disse.
A equipe está trabalhando em home office, e é composta por profissionais da Secretaria de Saúde e residentes de psicologia (Residência multiprofissional em saúde mental e atenção psicossocial da Universidade Federal de Sergipe). “Todos os psicólogos foram capacitados e além do apoio psicológico, fornecem informações sobre a covid-19, serviços da SMS e fluxos de atendimento nos serviços de saúde”, ressaltou Chenya.
Serviço – As pessoas que desejarem receber apoio psicológico devem ligar para o número (79) 3304-3599 de segunda à sábado, das 8h às 20h. Por não se tratar de psicoterapia, a pessoa pode ligar quantas vezes precisar.
Leia os termos de uso