Saúde
População de Aracaju deve ficar alerta para focos do Aedes aegypti
A população de Aracaju deve ficar atenta quanto a proliferação do Aedes aegypti na capital. Após o Município passar para médio risco, a prefeitura começou a orientar os aracajuanos para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta terça-feira (14).
De acordo com a SMS, a população deve redobrar os cuidados e adotar as devidas medidas de prevenção contra a proliferação do mosquito. Além disso, em razão do distanciamento social, o Ministério da Saúde (MS) recomendou aos agentes de endemias a não entrar nas residências dos moradores para verificar se há focos do Aedes aegypti.
Segundo o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, os agentes fazem um trabalho de conscientização, com orientações sobre as formas de evitar a reprodução do mosquito.
“Temos visto com muita preocupação esse ligeiro aumento no índice de infestação do mosquito de acordo com o LIRAa. Neste momento, em todas as regiões de Aracaju, estamos fazendo o trabalho de conscientização com os mutirões e aplicando o fumacê costal nas ruas. Somente as visitas noturnas nas residências e os trabalhos educativos realizados em escolas e espaços com muitas pessoas foram suspensos em razão da pandemia”, explica o gerente.
Leia os termos de uso