Saúde


População deve atentar para sintomas e diagnósticos da dengue, zika e chikugunya em Aracaju


Publicado 03 de setembro de 2020 às 17:25     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Prefeitura Municipal de Aracaju

A população de Aracaju deve ficar atenta para os sintomas e diagnósticos da dengue, zika e chikungunya, por causa do crescente número de casos das doenças na capital, segundo Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a pasta, as três doenças possuem sintomas semelhantes. No entanto, os principais indícios da dengue são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, náuseas, vômito e coceira no corpo. Já a chikungunya tem sintomas parecidos com os da dengue, com dores mais intensas nas articulações. A zika apresenta manchas vermelhas pelo corpo, coceira, febre baixa e dor de cabeça.

O gerente do Programa de Combate a Endemias, Jeferson Santana, a importância das pessoas que apresentem sintomas de uma das três doenças procurarem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e não se automedicarem.

“Nós alertamos as equipes de campo que fazem as visitas, que ao perceber alguém na casa com algum sintoma, orientem o morador a procurar a UBS mais próxima da residência. As UBS estão aptas a colher o sangue e realizar o exame sorológico. É através dele que temos o diagnóstico clínico, tomando por base os sinais e sintomas apresentados pelo paciente”, explicou.

Segundo o agente de saúde, os profissionais levam em consideração os sinais e o período oportuno do sintoma apresentado pelo paciente. Para o diagnóstico da dengue, zika e chikungunya é realizado o exame de sorologia.

“O teste sanguíneo é capaz de detectar a doença do vírus nos primeiros sete dias de infecção. Coletado o exame, as Unidades enviam diretamente o material para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe [Lacen], que atua como agente notificador dos agravos em saúde pública”, enfatiza.

Por fim, a pasta explica que no caso das gestantes assintomáticas em relação às três doenças, a recomendação é realizar o teste para a identificação. Caso o resultado dê negativo, a suspeita da infecção é afastada. Já as gestantes com sintomas devem seguir a mesma orientação das outras pessoas. As grávidas precisam ficar atentas com relação ao zika, pois é a única que pode resultar em má formação para o bebê.

A SMS destaca que entre as ações de combate à proliferação do mosquito transmissor dessas doenças está a frequente inspeção das próprias residências, e buscar possíveis focos em pneus, latas, garrafas e pratinhos de vasos de plantas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso