Cidades


Prefeitura de Aracaju inicia mapeamento do coronavírus no bairro Capucho


Publicado 29 de abril de 2020 às 07:51     Por Roberta Cesar     Foto André Moreira / Prefeitura de Aracaju

A prefeitura de Aracaju iniciou, nesta segunda-feira (27), o mapeamento do novo coronavírus (covid-19) no bairro Capucho, na Zona Oeste da capital sergipana. A região vai servir como referência para a elaboração do mapeamento da infecção pelo vírus. O bairro, até o momento não registrou casos positivos para a covid-19.

De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do município, Taise Cavalcante, o projeto é uma nova estratégia para testar a detecção do vírus na população. Ele vai permitir, a partir dos resultados da primeira etapa, que os técnicos avaliem qual o melhor momento para iniciar os testes nos demais bairros da capital.

“O resultado da coleta dos primeiros bairros vai nos mostrar, a partir do momento em que formos fazer a pesquisa efetiva, qual o percentual de pessoas contaminadas. A partir daí, faremos o planejamento em relação à orientação sobre medidas de isolamento social, por exemplo, e começar a trabalhar para restabelecer a rotina normal”, explicou Taise.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está disponibilizando um veículo adaptado, que fica parado num local específico do bairro enquanto os agentes de endemias orientam os moradores, que são convidados a realizar o teste rápido dentro do veículo. “A metodologia nesse momento é de uma pessoa por família. Esse morador responde à pesquisa, realiza o exame e aguarda o resultado, que sai em 15 minutos”, esclarece.

A diretora ainda explicou que, o critério de seleção dos bairros foi a incidência de casos. “Escolhemos um bairro onde foram detectadas síndromes gripais e nenhum caso de confirmação para covid-19 e um bairro com casos confirmados. Isso vai permitir a comparação entre os dois com relação à positividade dos testes. Com isso, a gente pode confirmar, por exemplo, a estatística mundial de que 80% das pessoas podem se infectar e não ter sintomas ou ter sintomas leves”, ressaltou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso