Saúde
Sergipe aguarda a chegada de 80 respiradores mecânicos para tratamento de pacientes com covid-19
Sergipe aguarda a chegada de 80 respiradores mecânicos para tratamento de pacientes com covid-19 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais públicos do estado. Em entrevista coletiva, na última quinta-feira (30), o governador Belivaldo Chagas (PSD) afirmou que do total dos equipamentos, 60 foram adquiridos por meio de compra via Consórcio Nordeste e 20 foram doados por um grupo de empresários locais.
“Sergipe adquiriu 30 respiradores, a um custo unitário de R$ 145 mil reais. O contrato que fizemos nos obriga a fazer um pagamento antecipado de 50 %, conforme previsto em Lei, mas foi feito um seguro. No último domingo (26), fizemos uma segunda compra, também via Consórcio, cadastrei o Estado de Sergipe para aquisição de mais 30 respiradores, a um custo unitário de 33 mil euros, aproximadamente R$ 190 mil reais”, declarou o governador.
Ainda de acordo com Belivaldo, o ministro da Saúde, Nelson Teich, por meio de videoconferência, na ultima quarta-feira (29), informou que vai disponibilizar respiradores para Sergipe, porém, só é possível fornecer 720 por mês, ou seja, 180 respiradores por semana, distribuídos para todos os estados. Nesse momento, porém, Teich disse que serão priorizados os locais cuja rede hospitalar encontra-se em colapso, o que não é o caso de Sergipe.
Leia os termos de uso