Saúde


Serviço de monitoramento de casos de covid-19 em Sergipe já registrou mais de 6 mil atendimentos


Publicado 01 de junho de 2020 às 19:32     Por Dhenef Andrade     Foto Mário Vieira / Governo de Sergipe

O aplicativo ‘Monitora covid-19’, ferramenta disponibilizada pelo governo de Sergipe que oferece orientação médica à distância a pessoas com a suspeita da doença, já realizou mais de seis mil atendimentos no estado, até esta segunda-feira (1º).

O serviço de monitoramento é realizado por uma equipe de médicos e enfermeiros da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com a pasta, pelo aplicativo é possível fazer avaliação de sintomas da pessoa com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARGS). A partir da identificação do nível de risco que o paciente apresenta é possível monitorar a evolução do caso e, quando necessário, realizar o encaminhamento para uma das unidades de saúde de referência para a covid-19 em Sergipe.

A atividade também permite a integração dos dados para geração de análises de cuidado em saúde, através de sala de situação, e articulação entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e outros níveis de atenção à saúde, contribuindo para a vigilância e o cuidado integral desse paciente.

De acordo a médica Daniela Alves Freire, da equipe do Monitora covid-19, ao verificar os sintomas assinalados pelo usuário, é possível classificar a gravidade dos sintomas e sinalizar pacientes de risco para a doença. Feita essa análise, os profissionais entram em contato com o usuário para avaliar informações e fazer orientações.

“As orientações podem ser no sentido de reforçar o isolamento social, com repouso, hidratação e alimentação saudável; guiar o paciente a uma UBS referência para síndromes gripais ou até, nos casos de sinais de risco, orientar ao usuário a procurar a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima”, explicou.

O sistema ainda usa os dados de sintomas com mapas de calor para, na falta de testes, combinar essas informações para diagnóstico e intervenção no local. Com a sala de situação, esses dados são integrados para gerar análises. Quanto aos mapas de calor, é possível ver em quais regiões estão os casos sintomáticos, para auxiliar na atuação da vigilância. O número de diagnosticados com a covid-19 em Sergipe chegou a 6.999 e 158 mortes foram registradas até o último boletim divulgado pela SES, neste domingo (31).

Leia mais

Sergipe tem quase 7 mil casos de covid-19 e 158 mortes

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso