Saúde


Simulador ajuda prefeitura de Aracaju em ações de controle da covid-19


Publicado 05 de maio de 2020 às 19:30     Por Dhenef Andrade     Foto Ana Lícia Menezes/ PMA

A prefeitura de Aracaju passou a contar com o SimulaCovid, um simulador desenvolvido pelo Instituto Arapyaú e pela organização Impulso, para contabilizar a quantidade de leitos hospitalares existentes na capital. A ferramenta possibilita a antecipação de ações de acordo com os cenários apresentados no processo de evolução de contágio do vírus na cidade.

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, explicou que o SimulaCovid ajudou a gestão municipal sobre quantidade de leitos que deveria disponibilizar para a população.

“Baseados nos estudos que já vinham sendo apresentados, de que 20% da população precisaria de internação, fizemos alguns cálculos e vimos que praticamente todas as nossas unidades tinham quantidade insuficiente de leitos. Essa demanda foi passada para eles, que se juntaram com outras organizações, com profissionais especializados em saúde pública, e montaram a ferramenta, com a qual conseguimos dimensionar a quantidade de leitos necessária e o tempo que ocorrerá a saturação deles”.

O simulador, disponível na plataforma, se soma a uma série de medidas do Plano de Contingência que vêm sendo adotadas desde antes da confirmação do primeiro caso de covid-19 em Aracaju. “É um instrumento que nos auxilia a tomar medidas de acordo com a capacidade de leitos que temos instalada e nos aponta o cenário de saturação nas várias situações. A depender das medidas de restrição que adotarmos teremos um determinado tempo até que a capacidade chegue à saturação e caso não adotemos as medidas esse tempo é ainda mais curto”, ressalta a secretária.

Ampliação de leitos
Atualmente, Aracaju possui mais de 200 leitos para o atendimento específico de pacientes com covid-19 que necessitem de internamento. São sete leitos já disponíveis na UPA Fernando Franco, Zona Sul da capital, outros sete leitos previstos na UPA Nestor Piva, região Norte de Aracaju, 20 leitos contratados no Hospital São José e outros 30 contratados no Hospital Universitário.

Também foram disponibilizados mais 20 leitos no prédio do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima, e iniciou a estruturação do Centro de Atendimento Provisório, o hospital de campanha, que contará com mais 152 leitos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso