Saúde


Sindicato afirma que atendimento no INSS em Sergipe só tem vaga para 2024


Publicado 05 de julho de 2023 às 08:19     Por Peu Moraes     Foto Arquivo / Agência Brasil

Com apenas 21 médicos peritos para atender toda população sergipana e a concentração de oferta do serviço em Aracaju, fez o sindicato da Previdência de Sergipe (Sindiprev) alertar que só tem vaga de atendimento para 2024 no INSS em Sergipe.

“Para esse ano o sistema de marcação já está bloqueado com vagas disponíveis apenas para março do próximo ano”, disse o secretário geral do sindicato, Daivid Cristian dos Santos.

Ainda conforme, Daivid dos Santos, os serviços que estão mais atrasados são os de recurso e de revisão. Tem caso de demora de dois a quatro anos para pessoa ter um pedido de recurso analisado e a resposta do INSS.

Sem informar quantas pessoas estão na fila aguardando por uma perícia no estado. A gerente executiva do INSS em Sergipe, Ana Maria Fassbender, disse que o funcionamento do sistema de perícia não depende do órgão, que tem tentado agilizar o que é possível. Ana Maria também afirmou que algumas medidas já estão sendo tomadas pelo governo federal para tentar agilizar a oferta de serviço.

“No momento, nós temos a ‘Test Med’, que é a análise documental da perícia médica. A pessoa ao invés de fazer a perícia, faz a apresentação do atestado médico dentro de um padrão que tem que constar o CRM, o nome do médico, o CID, e não pode ser uma doença de longa duração ou por tempo indeterminado. Tem que ser um atestado médico de até 90 dias”, disse.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso