Política


Sindicato dos Radialistas e dos Jornalistas criticam extinção da Secom em Sergipe


Publicado 15 de abril de 2020 às 14:48     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / Google Street View

Após o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), anunciar a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), o Sindicato dos Radialistas de Sergipe (STERTS) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor-SE) criticaram a medida do executivo estadual para contenção de gastos e afirmaram que repudiam a extinção da pasta.

Em nota, o Sindicato dos Radialistas disse que a categoria recebeu com imensa indignação a notícia que o governo irá acabar com a Secom, justificando contenção de despesas, com a consequente extinção de cargos, ou simplesmente, demissão de trabalhadores.

“A contenção de gastos se faz necessária, principalmente neste período de gravíssima crise, mas um líder tem o dever de ponderar onde será feita essa contenção, de maneira justa e inteligente”, diz o texto.

Ainda de acordo com a categoria, Sergipe passará por um retrocesso, pois a Secretaria é um vínculo essencial entre o governo, a imprensa e a população sergipana.

“É primordial sua manutenção, visto que é através dela que as decisões e ações do governo são transmitidas de forma transparente a população. Dessa forma, o governo agride uma classe que já vem sofrendo muito, os radialistas e jornalistas, que são aliados do povo, mais uma vez amarga essa injusta extinção”, diz a nota.

Segundo o Sindijor, o atual secretário da Secom, José Sales Neto e Givaldo Ricardo, indicado ao cargo de Superintendente da Comunicação, garantiram que em curto prazo não há perspectivas de redução do quadro funcional ocupado por profissionais do Jornalismo.

“Diante da perspectiva em minimizar os impactos econômicos provocados pela pandemia mundial do novo coronavírus, compreendemos a necessidade da aplicação de medidas administrativas, desde que a ocupação trabalhista dos jornalistas não seja afetada e extinta”, declarou o sindicato dos jornalistas.

De acordo com Belivaldo Chagas, a secretaria será transformada em superintendência de comunicação, e o atual secretário da pasta será efetivado na Secretaria de Turismo. Além disso, ele afirmou também que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas serão publicadas num decreto no Diário Oficial ainda esta semana.

Leia mais:

Belivaldo anuncia extinção da Secretaria de Comunicação de Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso