Coronavírus


Anvisa aprova extensão da validade dos testes para covid-19 estocados pelo governo, diz diretora


Publicado 09 de dezembro de 2020 às 18:44     Por Roberta Cesar     Foto Leopoldo Silva / Agência Senado

A diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Cristiane Jourdan, afirmou que o órgão aprovou a extensão do prazo de validade dos testes para o novo coronavírus (covid-19) que o governo federal tem em estoque. As informações foram publicadas pelo G1, nesta quarta-feira (9).

Segundo a reportagem, a extensão dos exames vale por quatro meses a partir da data do vencimento. Com isso, os testes com validade em dezembro poderão ser utilizados até abril.

“Gostaria de destacar as principais premissas que nos levaram a decidir de forma excepcional sobre a demanda apresentada pelo Ministério da Saúde. Todas essas premissas e a análise criteriosa dos técnicos nos levaram a um parecer favorável à extensão dos prazos para a validade dos kits diagnósticos adquiridos pelo Ministério da Saúde”, afirmou Jourdan.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 7 milhões de testes, que foram comprados pelo órgão, estão no estoque. Parte deles têm o vencimento inicial em dezembro. Na semana passada, o chefe da pasta, ministro Eduardo Pazuello, afirmou que essa extensão já estava programada desde a compra dos testes. No entanto, o governo precisava da autorização da Anvisa.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso