Brasil


Anvisa autoriza uso emergencial de medicamento contra covid-19


Publicado 20 de abril de 2021 às 16:54     Por Fernanda Souto     Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial de um medicamento contra a covid-19, nesta terça-feira (20). O coquetel contém a combinação de dois remédios experimentais desenvolvidos pela farmacêutica Roche, o casirivimabe e o imdevimabe (Regn-CoV2). O pedido de uso emergencial foi feito no dia 1º de abril.

O medicamento, que é indicado para o começo da doença, deve ser usado através de aplicação intravenosa. O uso é restrito a hospitais e a venda é proibida ao comércio.

“Esses produtos são o que a gente chama de anticorpos monoclonais. A ideia dessa proposta é neutralizar o vírus para que ele não se propague nas células infectadas e assim controlar a doença”, explicou o gerente geral de medicamentos e produtos biológicos, Gustavo Mendes.

Ainda de acordo com a Anvisa, o tratamento é indicado para adultos e pacientes pediátricos, que não precisam de suplementação de oxigênio, com infecção por SARS-CoV-2 confirmada por laboratório e que apresentam alto risco de progressão para covid-19 grave.

O medicamento não é recomendado para pacientes graves. “Anticorpos monoclonais como casirivimabe e imdevimabe podem estar associados a piora nos desfechos clínicos quando administrados em pacientes hospitalizados com Covid-19 que necessitam de suplementação de oxigênio de alto fluxo ou ventilação mecânica”, alertou a Anvisa.

Leia mais:
Brasil registra 1.347 óbitos e 30.634 casos de covid-19



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso