Coronavírus


Anvisa concede certificados de boas práticas à Pfizer por vacina contra covid-19


Publicado 29 de dezembro de 2020 às 10:00     Por Eduardo Costa     Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou no fim da última segunda-feira (28) que concedeu certificados de boas práticas a empresas ligadas à farmacêutica Pfizer na fabricação de vacinas contra a covid-19. Tal certificado é um dos pré-requisitos para que as fabricantes possam obter o registro da vacina, com aval para aplicação geral na população.

O pedido foi feito pela Pfizer junto à BioNTech. De acordo com a Anvisa, quatro empresas participaram da fabricação de insumos para a vacina ao lado das duas farmacêuticas. Dessas quatro, a entidade diz já ter informações a respeito de boas práticas de fabricação sobre três. A decisão indica que há menos restrições para análise de um pedido de registro, assim que ele acontecer.

Além delas, as fabricantes chinesas Wuxi Biologics (que faz insumos para a AstraZeneca) e Sinovac também já receberam tais certificados, após inspeções locais. No Brasil, a Sinovac está trabalhando em parceria com o Instituto Butantan. A Pfizer ainda negocia um acordo com o Ministério da Saúde.

Também nesta segunda (28), em nota oficial, a Pfizer disse não ter a intenção de solicitar o uso emergencial da vacina no Brasil no momento, mas sim continuar enviando dados à Anvisa por meio da submissão contínua, com escalonamento de documentos.

“A submissão de uso emergencial também pede detalhes do quantitativo de doses e cronograma que será utilizado no país, pontos que só poderão ser definidos na celebração do contrato definitivo”, disse a Pfizer.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso