Coronavírus


Após acúmulo, Lacen reduz demanda reprimida no processamento de amostras da covid-19 em Sergipe


Publicado 29 de dezembro de 2020 às 18:41     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Governo de Sergipe

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) reduziu a demanda reprimida de análises laboratoriais para diagnóstico da covid-19, de 6 mil amostras para 4 mil, em Sergipe, nesta terça-feira (29). No estado, 4.891 exames coletados ainda aguardavam resultado, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), na segunda-feira (28).

Neste mês, de 1º de dezembro até o dia 28, foram registradas 34.039 amostras, oriundas das unidades hospitalares e de saúde de todo o estado. No último dia 18, pacientes denunciaram ao AjuNews a demora para entrega dos resultados dos exames para a detecção do novo coronavírus, em Aracaju.

“Os profissionais trabalham intensamente para liberar em tempo hábil os resultados dos testes em todo o estado”, informou o superintendente da unidade e farmacêutico bioquímico, Cliomar Alves.

De acordo com o gestor do Lacen, foi preciso contratar novos profissionais em função da alta demanda laboratorial. Logo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) contratou biomédicos e técnicos em laboratório para trabalhar no serviço de Biologia Molecular, setor onde ocorre o processamento das amostras pela técnica RT-PCR em Tempo Real.

“O trabalho está concentrado em retornar a normalização dos resultados para o prazo de cinco dias”, disse Cliomar, ao explicar que o Lacen encaminha os laudos via on-line. Ainda segundo ele, as unidades de saúde são responsáveis em acompanhar e liberar os resultados para os pacientes.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso