Brasil


Após aumento de casos e falta de insumos nos hospitais, Bolsonaro diz que situação de Manaus está “bastante complicada”


Publicado 17 de janeiro de 2021 às 10:21     Por Fernanda Souto     Foto Marcos Côrrea/ PR

Em meio ao caos de Manaus, onde o sistema de saúde entrou em colapso nos últimos dias devido a alta de casos da covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o governo federal está “fazendo o possível”, mas foi surpreendido por encontrar o sistema de saúde local “numa situação bastante complicada”.

A declaração foi feita em entrevista à rádio Jovem Pan, na última sexta-feira (15). Na oportunidade, Bolsonaro insistiu na reclamação contra o resultado do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que o teria o “proibido” de atuar no combate à doença. No entanto, a decisão do STF apenas garantiu a autonomia de estados e prefeituras para tomar decisões relacionadas à pandemia, sem excluir o governo federal para tomar medidas.

Bolsonaro ainda alegou que “não tem por que ter esse trauma todo”, pois, segundo ele, as medidas de isolamento social, como o lockdown para conter a disseminação da doença, causam trauma “muito mais forte” que a pandemia, por diversas razões.

“Esse lockdown, esse isolamento causa muito mais morte, por depressão, por suicídio, por falta de emprego lá na frente do que a própria pandemia em si. Eu não tenho aqui os dados, o número de mortes por tipo de doença. A covid tá mais lá embaixo. Então não tem por que ter essa trauma toda apenas preocupado com a covid”, disse.

No Brasil, até este sábado (16), 8.455.059 pessoas já testaram positivo para a covid-19 e 209.296 morreram em decorrência dela, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso