Saúde
Após boatos, UFS nega surto de casos de covid-19 no Campus de Lagarto
Após boatos, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) negou um suposto surto de covid-19 no Campus Professor Antônio Garcia Filho, localizado no município sergipano de Lagarto. Ao AjuNews, a Instituição explicou que foi identificado um caso positivo em um aluno do campus, na sexta-feira (19). Após testar pessoas que tiveram contato com o estudantes a UFS confirmou 44 casos do vírus no campus.
“Como procedimento padrão, foi realizado o trabalho de identificação dos indivíduos que estiveram em contato com o discente naquele período. Como resultado, foram diagnosticados 44 casos de covid-19 ao todo, em alunos de 4 cursos diferentes, ressaltando que a comunidade acadêmica do campus de Lagarto é composta por aproximadamente 2 mil pessoas”, disse a UFS em nota enviada ao AjuNews.
A Universidade informou que todos os casos foram encaminhados para a prefeitura de Lagarto para realizar o procedimento padrão de notificação ao Ministério da Saúde e de monitoramento da condição de saúde dos casos, juntamente com a equipe de saúde da UFS. De acordo com a Instituição, desse grupo que está em isolamento domiciliar, nenhum caso precisou de hospitalização e a maior parte encontra-se sem sintomas.
“Salienta-se que é de conhecimento da universidade que os estudantes se encontram e confraternizam fora do ambiente acadêmico. No cumprimento de seu papel social, a instituição rastreia os casos e orienta o isolamento aos infectados, para evitar a multiplicação do vírus e surgimento de novas variantes”, afirmou a Instituição.
A UFS ainda reforçou seu compromisso com a saúde e a segurança de sua comunidade acadêmica, no cumprimento das medidas sanitárias de seu Protocolo de Biossegurança e de seu Plano de Retomada.
“Para além da testagem de sua comunidade acadêmica, da disponibilização de material de proteção individual e de higiene, a instituição – por meio de parcerias com as prefeituras – disponibilizou a vacinação dos profissionais e estudantes de todos os seus campi. A instituição também reafirma seu empenho em continuar sendo referência em Sergipe no monitoramento da situação epidemiológica, bem como no apoio científico para o enfrentamento da pandemia”, finalizou.
Leia mais:
Covid-19: Sergipe registra oito novos casos e uma morte neste sábado (27)
Leia os termos de uso