Saúde
Após denúncia de Linda Brasil, SMS nega dificuldade em testagem: “Questão de protocolo”
Após a vereadora por Aracaju, Linda Brasil (PSOL) afirmar que recebeu denúncias que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital estariam dificultando o acesso da população aos testes para detecção da covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) negou que haja uma dificuldade referente à testagem e que é uma “questão de protocolo”.
“Não é dificuldade. São processos que a gente precisa ter porque dentro da unidade básica de saúde e nos hospitais, são testes para pessoas com sintomas ou pessoas que, comprovadamente, tiveram contato direto com pessoas com sintomas, por isso é exigido a documentação”, explicou a SMS ao AjuNews.
De acordo com a SMS, as pessoas assintomáticas podem ter acesso ao serviço através do “Teste Aju”, que é um teste de rua feito para monitoramento do vírus. A pasta informou que, a partir desta segunda-feira (31), a testagem será ampliada nas ruas da capital.
“Nas unidades de saúde, até isso é pelo próprio Ministério da Saúde e tudo mais, eles protocolam o seguinte: tem que ser pessoas com sintomas ou pessoas que tiveram contato com pessoas que tiveram coronavírus. Não é dificuldade não, é questão de protocolo mesmo”, finalizou.
Leia mais:
UBS estão dificultando acesso da população aos testes para covid-19, afirma Linda Brasil
Leia os termos de uso