Cidades


Após erro de logística, doses da CoronaVac chegam em Aracaju na noite desta segunda (18)


Publicado 18 de janeiro de 2021 às 20:12     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução

As doses da CoronaVac chegaram em um voo da companhia Azul, em Aracaju, por volta das 20h desta segunda-feira (18). A entrega das vacinas estava programada para o início da tarde, às 12h, mas foi adiada após problemas de logística, segundo o governador Belivaldo Chagas (PSD).

O imunobiológico foi produzido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac. Segundo a Secretaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao todo, são 48 mil doses recebidas. No aeroporto, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal fizeram escolta para o transporte seguro das doses até a Centro de Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O imunizante começará a ser entregue aos municípios sergipanos a partir das 7h desta terça (19) aos 75 municípios. Enquanto 20 municípios deverão retirar as vacinas na sede da SES, outros deverão retirá-las no CEADI. A vacinação também começa nesta terça e prioriza profissionais de saúde, idosos de 60 anos ou mais institucionalizados, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada.

As doses começarão a ser distribuídas pelos municípios das Regiões de Saúde de Aracaju: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão; e Regiões de Nossa Senhora do Socorro: Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Rosário, Santo Amaro e Siriri.

Já aos municípios das Regiões de Saúde de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai levar as vacinas. O plano do governo é de que as doses sejam transportadas para os municípios através de transporte terrestre e aéreo, com escolta, para as sete regiões de saúde.

Conforme o planejamento da primeira fase da vacinação, os profissionais da saúde, junto aos idosos, serão os primeiros a receberem o imunizante. De acordo com Belivaldo, a imunização iniciará no Hospital Governador João Alves.

Aracaju
Inicialmente, a capital sergipana deve ser contemplada com cerca de 21.878 doses do imunizante contra a covid-19 produzido pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório Sinovac, segundo a prefeitura.

Com isso, de acordo com o Plano de Vacinação elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde, devem receber a primeira dose da vacina, esta semana, cerca de 10.939 mil aracajuanos, entre profissionais de saúde e idosos institucionalizados . Essas mesmas pessoas receberão a segunda dose do imunizante de 21 a 28 dias depois.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso