Política


Após Maranhão driblar Receita, importação de respiradores será alvo de processo


Publicado 21 de abril de 2020 às 09:29     Por Peu Moraes     Foto Arquivo / Agência Brasil

A Receita Federal decidiu instaurar processos contra os responsáveis pela importação de 107 respiradores adquiridos pelo governo do Maranhão.

Em nota divulgada, nesta segunda-feira (20), a Receita informou o registrou boletim de ocorrência junto à Polícia Civil do Maranhão no dia 15, quando vieram à tona detalhes sobre a compra dos equipamentos, além de promover os “competentes procedimentos fiscais” e “representação aos órgãos de persecução penal” do Estado para que o caso seja investigado. O governo do Estado nega ilegalidade na aquisição dos equipamentos.

A aquisição dos respiradores pelo governo Flávio Dino (PCdoB) ocorreu graças a uma operação cinematográfica, que envolveu a participação de empresários locais, aluguel de aviões, vigilância sobre os equipamentos desde a fábrica chinesa, um desvio de rota na Etiópia e um drible à Receita Federal.

Antes da compra, o governo do Maranhão foi atravessado três vezes por Estados Unidos, Alemanha e pelo próprio governo federal, que utilizou uma lei recém-aprovada para solicitar todos os respiradores em produção por uma empresa de São Paulo com a qual os maranhenses tentaram fechar negócio.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso