Saúde


Após orientação do Ministério da Saúde, Aracaju aplica segunda dose de reforço em imunossuprimidos


Publicado 01 de janeiro de 2022 às 09:05     Por Fernanda Souto     Foto Marcelle Cristinne/ Divulgação/ Prefeitura

Após orientação do Ministério da Saúde, Aracaju vai iniciar a aplicação da segunda dose de reforço contra a covid-19 em imunossuprimidos maiores de 18 anos, nesta segunda-feira (3). A recomendação foi feita em Nota Técnica nº 65/2021, emitida pela pasta no último dia 20 de dezembro. Pelo documento, a quarta dose da vacina neste grupo prioritário deve ser administrada quatro meses após a 1ª dose de reforço.

Fazem parte do grupo pessoas com imunodeficiência primária grave; em tratamento quimioterápico; transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH); pessoas vivendo com HIV/Aids; em uso de corticóides em doses de 20 mg/dia de prednisona ou equivalente, por 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; com doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

O público que faz parte deste grupo prioritário deve se dirigir a uma das 44 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital sergipana. Destas, 40 funcionarão de 8h às 16h. Nas outras quatro UBSs, a imunização ocorrerá em horário estendido, até 18h. São elas: UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo); UBS Augusto Franco (Farolândia); UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário); e UBS Francisco Fonseca (18 do Forte). A vacinação também será ofertada no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.

Orientação do Ministério da Saúde
Segundo o Ministério da Saúde, deverá ser utilizada preferencialmente a vacina da Pfizer, de plataforma de RNA mensageiro. Além dela, também poderá ser aplicada vacina de vetor viral, da Janssen ou AstraZeneca.

Ainda de acordo com a pasta, a decisão aconteceu após evidências científicas apontarem uma tendência da redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo. A dose de reforço amplifica a resposta imunológica do organismo, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Com supervisão de Peu Moraes

Leia mais:
Aracaju inicia aplicação da Pfizer para reforço da Janssen contra covid-19



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso