Saúde


Aracaju atinge meta de 90% de idosos vacinados contra gripe


Publicado 05 de abril de 2020 às 15:07     Por Dhenef Andrade     Foto Sergio Silva / PMA

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já imunizou 48.099 pessoas acima de 60 anos, grupo considerado de risco para o novo coronavírus (covid-19), em Aracaju. Com isso, a capital sergipana é a terceira no Nordeste a atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), atrás apenas de Natal, no Rio Grande do Norte, e de Maceió, em Alagoas. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a antecipação no calendário da campanha para o dia 21 de março garantiu mais tempo para imunizar a população idosa.

Uma das estratégias utilizadas durante a campanha foi o formato “drive thru” de vacinação. Na última quinta (2) e sexta-feira (3), idosos puderam ser vacinados no estacionamento do shopping Riomar, Zona Sul de Aracaju. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza, a realização desse formato ajudou a diminuir aglomerações nas unidades de saúde. “Esse formato de vacinação contribuiu para que os idosos não precisem se deslocar para as Unidades Básicas de Saúde. Além da vacinação em posto volante, começaremos também, na próxima semana, a imunizar os idosos acamados”, informou.

A secretária explica que o idoso que não conseguiu a vacinação no estacionamento do shopping, terá a oportunidade de imunização em outras datas. Na próxima terça (7) e quarta-feira (8) haverá vacinação itinerante na praça Zilda Arns, no bairro Jardins, Zona Sul de Aracaju. No dia 14, os idosos poderão receber a vacina contra a Influenza na praça do final de linha do conjunto Bugio, região Norte da capital. Já no dia 15 a ação acontecerá na praça do bairro 18 do Forte, também na Zona Norte, próximo ao 28º Batalhão de Caçadores.

Em todos os dias, a vacinação será realizada no horário das 8h às 12h. Além disso, serão disponibilizadas doses para os idosos acamados, para os asilos e lares de idosos, atingindo, assim os 10% restantes do público alvo. Para os profissionais de Saúde, que também são público-alvo da 1ª etapa da campanha, a imunização continuará sendo realizada no local de trabalho dos profissionais. O calendário nacional, referência para a capital, vai até o dia 22 de maio, e será intensificada no dia 9 de maio, com o dia “D” de mobilização nacional.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso