Coronavírus


Aracaju registra mais de 1 mil atendimentos em UBS durante feriado prolongado do Natal


Publicado 28 de dezembro de 2020 às 18:41     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Prefeitura Municipal de Aracaju

Cerca de 1.532 pacientes foram atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para síndromes gripais, em Aracaju, durante o feriado prolongado do Natal, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo a pasta, entre os dias 24 e 27, foram realizados, ao todo, 1.532 atendimentos. Atualmente, funcionam com atendimento restrito às unidades: Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, Onésimo Pinto e José Machado de Souza.

A UBS Geraldo Magela, localizada no conjunto Orlando Dantas, na Zona Sul, registrou 220 atendimentos; a UBS Ministro Costa Cavalcante, localizada no bairro Inácio Barbosa, atendeu 174. Essas mesmas unidades também registraram maior movimentação de pacientes no dia 26: na UBS Geraldo Magela foram atendidas 193 pessoas, e na UBS Ministro Costa foram acolhidos 131.

Conforme o levantamento feito pela Rede de Atenção Primária (Reap), o dia 24 foi o de maior movimentação em todas as unidades, as quais, juntas, atenderam a 605 pessoas. O dia 25 registrou 196 atendimentos, diferente do sábado, 26, quando foram atendidas 456 pessoas. No domingo, 27, as quatro unidades com atendimento exclusivo receberam 275 usuários.

De acordo com a assessora da Rede de Atenção Primária (Reap), Karlyane Gois, “em muitos dos casos de suspeita por coronavírus, os sintomas são leves e com isso, os pacientes conseguem receber o tratamento devido nessas unidades sentinelas”.

“[As UBS] Funcionam como porta de acesso antes da Rede de Urgência e Emergência, para que as unidades hospitalares não fiquem sobrecarregadas e as pessoas com quadros mais graves sejam atendidas. Para esses casos mais delicados, o Município oferta atendimento nas urgências das Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva, que continuam com os contêineres de atendimento exclusivo, funcionando 24h”, explicou.

Entre março e dezembro, 183.600 atendimentos já foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde. Quatro unidades seguem respondendo a esse tipo de demanda desde o início da pandemia de covid-19. Juntas, elas já atenderam nesse mesmo período, 76.387 pessoas.

Para Karlyane Gois, o aumento dos atendimentos pode ser atribuído pela maior oferta de testes, “assim como a ampliação da testagem em assintomáticos, que temporariamente está suspensa”.

“Essa alta nos atendimentos também serve de alerta para a população sobre a importância de se redobrar os cuidados, principalmente nesses últimos dias do ano e o clima de festa pela virada. Devemos continuar utilizando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações, para que o menor número de pessoas necessite de atendimento na rede de saúde”, destacou.

Ainda segundo a SMS, apenas em dezembro, 4.496 pessoas foram atendidas na UBS Onésimo Pinto, 7.311 na UBS Ministro Costa Cavalcante, 6.042 atendimentos registrados na UBS José Machado de Souza e 7.352 usuários atendidos na UBS Geraldo Magela.

 

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso