Saúde
Aracaju registra primeiro caso de dupla infecção de covid-19 e influenza
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju confirmou, nesta quarta-feira (5), o primeiro caso de contágio simultâneo do novo coronavírus (covid-19) e de Influenza, conhecido como flurona.
Segundo a pasta, o caso trata-se de uma mulher, profissional de saúde, que começou a apresentar sintomas no dia 27 de dezembro, e no dia seguinte deu entrada em hospital particular.
A SMS informou que equipe epidemiológica do Município realiza monitoramento da paciente, que está cumprindo isolamento, e reforça a necessidade de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, neste momento de crescimento de casos de Influenza na capital.
H3N2
Até o momento, Aracaju registrou 292 casos de H3N2 e seis mortes, sendo quatro homens e duas mulheres, com idades entre 36 e 88 anos. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi confirmada a circulação de Influenza A em 49 municípios sergipanos com 691 amostras positivas, sendo 655 Influenza A H3N2 e 36 Influenza A não subtipado.
Embora o vírus influenza seja de alta transmissibilidade, a maior parte dos casos apresenta evolução benigna com a utilização de medicamentos sintomáticos, conforme a SMS. Dessa forma, a prefeitura orientou a população que apresenta a síndrome gripal leve, a procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), permitindo que os casos de síndrome respiratória aguda grave sejam tratados nas unidades hospitalares.
Leia os termos de uso