Cidades


Aracaju suspende vacinação contra covid-19 de gestantes sem comorbidades


Publicado 12 de maio de 2021 às 09:42     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Codecom

Aracaju suspendeu a vacinação contra covid-19 para gestantes e puérperas sem comorbidades, a partir desta quarta-feira (12). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a interrupção obedece orientação do Ministério da Saúde, que autorizou uso das vacinas Coronavac e da Pfizer apenas nos casos de mulheres com comorbidades.

Diante da nova determinação, a vacinação para gestantes e puérperas com comorbidades na capital ocorre somente com imunizante Pfizer e no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas, mediante cadastro no site da Prefeitura, e nas Unidades Básicas de Saúde Sinhazinha e Carlos Hardman com apresentação de relatório médico atestando comorbidade, CID e data dos últimos seis meses.

Ainda segundo a pasta, a suspensão abrange também gestante e puérpera sem comorbidade que já tenham recebido código.

Para o Ministério da Saúde, gestantes e puérperas que não apresentarem condições de saúde enquadradas em alguma comorbidade prevista no Plano Nacional de Imunização não deverão ser imunizadas.

A alteração no critério de vacinação desse público ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também orientar suspensão da vacinação de gestantes com o imunizante Oxford/AstraZeneca. A decisão se deu devido investigação, em curso, de causa do óbito de uma gestante está relacionada ao imunizante.

A SMS reforça que o Plano Municipal de Imunização segue as diretrizes do Ministério da Saúde e preza pela transparência, em conformidade com o Ministério da Saúde e com os Ministérios Públicos Federal e Estadual.

Leia mais:
Covid-19: Saúde suspende vacinação de gestantes com AstraZeneca
Anvisa manda suspender uso da Astrazeneca em gestantes; Saúde investiga morte de grávida



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso