Saúde


Casos de covid-19 avançam na faixa dos 15 a 29 anos e eleva risco de contágio nas festas de fim de ano


Publicado 06 de dezembro de 2020 às 15:57     Por Larissa Barros     Foto André Cruz /Agência Brasil

Os jovens estão entre os mais infectados pelo novo coronavírus (covid-19) com a atual retomada do aumento de casos da doença no país, segundo um estudo elaborado pela Rede Análise Covid-19. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo, neste domingo (6).

Segundo a publicação, em maio, início do aumento de registros, pessoas entre 15 a 29 anos eram 13,5% dos diagnosticados, em novembro eles chegaram a 20,5%. Já entre as pessoas de 40 anos ou mais, há tendência de queda na proporção dos infectados.

De acordo com o jornal, o estudo foi feito considerando todos os testes moleculares (tipo PCR) positivos nas bases oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o início da pandemia até o dia 23 de novembro.

Por fim, ainda segundo a publicação, as conclusões do estudo da Rede Análise Covid-19, coalizão nacional de pesquisadores voluntários para o enfrentamento da pandemia, são especialmente preocupantes porque os jovens são os maiores transmissores potenciais da doença. Além disso, eles tendem a não sentir os efeitos e por isso mantém o contato social, podendo se tornar transmissores do vírus durante as festas de fim de ano.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso