Coronavírus


Coordenador de rede de análise da covid-19 diz que Sergipe pode estar em reversão da tendência de queda


Publicado 07 de fevereiro de 2021 às 18:30     Por Eduardo Costa     Foto Divulgação/Prefeitura Municipal de Aracaju

O coordenador da Rede Análise Covid-19, Isaac Schrarstzhaupt, afirmou que Sergipe é um dos sete estados do Brasil que pode estar em reversão da tendência de queda da doença. Segundo ele, os estados que se encaixam nesta preocupante possibilidade são aqueles com variação maior de casos nos últimos 10 dias do que nos últimos 30 dias.

Além de Sergipe, encaixam-se neste cenário: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo a tabela, a variação em Sergipe nos últimos 30 dias foi de -38,89%, e nos últimos 10 dias foi de -15,38%.

“Se tivéssemos algum estado que, mesmo que estivesse em queda, possuísse uma variação maior nos últimos 10 dias do que nos últimos 30 dias, isso PODE indicar um início de reversão de tendência. O que vemos em comum nesses estados? Exatamente o caminho dos aumentos da primeira onda”, afirmou Isaac.

Segundo o coordenador da Rede Análise Covid-19, a tendência destes estados é semelhante à da primeira onda. A maior concentração deles está nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nelas, os que não tiveram a reversão de queda foram “exatamente os que fizeram um fechamento mais forte”.

Isaac Schrarstzhaupt completou com um prongnóstico preocupante. “Iniciar fevereiro com uma situação dessas é assustador. Mesmo assim, infelizmente, a sensação é MUITO forte de que a homeostase (equilíbrio) social do Brasil já aceita a situação de 1.200 notificações de óbitos/dia como normal”.

No último sábado (6), Sergipe registrou 267 casos de coronavírus e oito mortes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). No estado, 140. 272 pessoas já testaram positivo para a covid-19 e 2.826 morreram em decorrência da doença.

Leia mais:
Sergipe registra 267 novos casos de coronavírus e oito mortes neste sábado (6)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso