Mundo


CoronaVac será submetida à aprovação da OMS para uso global, diz colunista


Publicado 09 de janeiro de 2021 às 10:00     Por Eduardo Costa     Foto Arquivo/Governo de São Paulo

A farmacêutica chinesa Sinovac deve submeter na próxima semana o dossiê completo para aprovação do uso global da CoronaVac, vacina contra a covid-19, à Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o colunista Jamil Chade, do UOL, a ideia era que tal vacina inicialmente fosse chancelada em março, mas o pedido foi feito de forma adiantada.

Até agora, apenas uma vacina foi aprovada de forma emergencial pela OMS: a da Pfizer/BioNTech. A expectativa, segundo o colunista, é que 13 imunizantes sejam aprovados nos próximos meses para uso pelo mundo. Em fevereiro, por exemplo, a vacina da AstraZeneca com a Universidade de Oxford deve ser aprovada.

Segundo negociadores internos, tal decisão sobre a CoronaVac pode colocar pressão em outras agências pelo mundo, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso porque o órgão brasileiro já recebeu o dossiê do imunizante da Sinovac. Caso tal chancela seja dada pela OMS, seria o reconhecimento de uma vacina para abastecimento mundial.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, chegou a criticar publicamente as farmacêuticas que estão demorando a submeter documentações para aprovação das vacinas. Segundo ele, isso estaria afetando a possibilidade de rápida vacinação nos países mais pobres, considerando que os mais ricos foram os que largaram na frente sobre a imunização.

Leia mais:
OMS: Vacinas devem ser distribuídas de forma igualitária entre países



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso