Saúde


Coronavírus leva em média 30 dias para desaparecer do corpo, aponta pesquisa


Publicado 03 de setembro de 2020 às 18:43     Por Fernanda Souto     Foto Leopoldo Silva/ Agência Senado

Uma pesquisa italiana sugere que pacientes com covid-19 realizem novos testes do tipo RT-PCR quatro semanas ou mais após o primeiro resultado positivo, ou 36 dias após os primeiros sintomas, tendo em vista que o vírus pode levar em média 30 dias para desaparecer do corpo. O estudo foi publicado no “British Medical Journal”, nesta quinta-feira (3).

Os cientistas acompanharam o progresso de 4.538 pacientes com teste positivo da Covid-19, entre 26 de fevereiro e 22 de abril na região de Emilia-Romagna, na Itália, durante período de pico da pandemia no país. Cada paciente sobrevivente realizou novos testes 15 dias após o primeiro teste RT-PCR positivo, 14 dias após o segundo resultado positivo e 9 dias após o terceiro positivo.

Após os testes, os cientistas observaram que a taxa de resultados falsos negativos é alta no início da infecção do novo coronavírus, acontecendo um falso negativo a cada cinco testes.

O objetivo dos testes semanas após o primeiro resultado positivo é para evitar que pacientes considerados recuperados ou que não tenham sintomas infectem outras pessoas. De tal forma, a pesquisa alerta que a ciência ainda não sabe o quão infeccioso o paciente de coronavírus pode ser durante a fase de recuperação.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso