Saúde
Covid-19: Anvisa recomenda suspensão da temporada de cruzeiros
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, nesta sexta-feira (31), que o Ministério da Saúde suspenda provisoriamente a temporada de navios de cruzeiro na costa brasileira. O aumento de casos de covid-19 em embarcações nos últimos dias embasou a nova medida.
O navio MSC Splendida, atracado no Porto de Santos, em São Paulo, e o navio Costa Diadema, atracado em Salvador, precisaram interromper suas as atividades nesta sexta (31), após um surtos de casos de covid-19.
A Anvisa informou que dados indicam que a variante Ômicron pode se espalhar mais rapidamente do que as outras variantes e que a proteção imunológica de vacinas e de casos anteriores de covid-19 pode não ser tão efetiva. “A manifestação da agência foi pautada no princípio da precaução, ao priorizar o impedimento da ocorrência de agravo à saúde pela adoção das medidas necessárias à sua proteção”, disse em nota a Anvisa.
No entanto, a agência ressaltou que a recomendação não afeta ainda as operações de navios de cruzeiro. “Até decisão final do grupo de ministros, as operações seguem, como regra geral, autorizadas, submetidas às regras sanitárias vigentes”, destacou na nota, ao se referir à necessidade de uma decisão dos ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura.
Com informações da Agência Brasil*
Leia os termos de uso