Educação
Covid-19: Aracaju adia inicio das aulas para 7 de março
A Prefeitura de Aracaju decidiu adiar o início do ano letivo nas 74 unidades de ensino da rede municipal para o dia 7 de março. De acordo com a gestão, a vacinação nas escolas seguirá o mesmo calendário. Esse é o segundo adiamento do ano e são motivados pelo aumento de casos do novo coronavírus (covid-19).
Segundo a Secretaria Municipal da Educação (Semed), as escolas municipais possuem protocolos de segurança sanitária. “Todas as unidades estão equipadas com totens de álcool em gel e equipamentos de higiene pessoal e coletiva, como pias fixas e portáteis, dispensadores para para álcool, sabonete líquido e papel toalha, pulverizadores spray, termômetros digitais infravermelho, lavadoras de alta pressão, fitas para demarcação, tapetes sanitizantes, hipoclorito de sódio, máscaras, luvas, entre outros”.
Os prédios passaram por um processo de manutenção e vistoria, de forma a garantir a circulação de ar pelos espaços. As equipes gestoras, por sua vez, receberam nota técnica com orientações visando padronizar as medidas de proteção no que diz respeito à transmissão da covid-19.
Além disso, o uso de máscaras para acesso e permanência nas escolas é obrigatório, assim como a vacinação de todo o corpo docente e funcionários. Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) serão distribuídos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os estudantes, contendo máscaras, porta-máscaras, face shield e squeezes.
Vacinação nas escolas
O processo de vacinação nas escolas também será iniciado no dia 7 de março, tendo como público alvo alunos de 5 a 11 anos. Um cronograma será divulgado semanalmente, com escolas pólos recebendo alunos de unidades vizinhas. 32 escolas receberão equipes de vacinação, sendo duas por dia.
A imunização ocorrerá de segunda a sexta-feira, dentro do horário escolar, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h30. Os alunos que serão vacinados deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, e, no dia previsto, além do termo de autorização, é necessário que seja enviada para a escola a caderneta de vacinação da criança, cartão SUS e RG (caso a criança tenha).
Leia os termos de uso