Saúde


Covid-19: Aracaju começa a vacinar adolescentes de 14 anos e aplicará dose de reforço em imunossuprimidos


Publicado 24 de setembro de 2021 às 15:45     Por Redação AjuNews     Foto Marcelle Cristinne / prefeitura de Aracaju

Aracaju avançará em mais uma fase da vacinação contra a covid-19 com a inclusão dos adolescentes de 14 anos no calendário municipal, a partir de segunda-feira (27). O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), nesta sexta-feira (24). O gestor informou também que, nesta etapa, a prefeitura aplicará o reforço em pacientes com alto grau de imunossupressão, de 50 a 59 anos, que tenham tomado a segunda dose há mais de 28 dias.

Além disso, o Município realizará, ainda, o Dia D para repescagem acima de 18 anos, neste sábado (25). A vacina estará disponível nos pontos fixos e no Parque Governador Augusto Franco, o Parque da Sementeira, na Zona Sul da capital.

Pelo cronograma, tanto os adolescentes de 14 anos quanto os imunossuprimidos poderão receber a vacina de segunda-feira (27), até sexta-feira (1º), segundo a prefeitura. Para este público, o imunizante estará disponível em sete pontos fixos, das 8h às 16h. São eles: Estação Cidadania (Bugio); UBS Santa Terezinha (Robalo); Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial); Universidade Tiradentes (Farolândia); Uninassau (avenida Augusto Franco); e Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao Terminal DIA).

Para estes locais, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju, em nome da pessoa ou dos pais.Também será possível ter acesso ao imunizante no Parque da Sementeira, das 8h às 17h. É preciso se cadastrar no portal “VacinAju” e aguardar liberação do código autorizativo.

Para receber o reforço, os cidadãos de 50 a 59 anos com alto grau de imunossupressão devem ter tomado a segunda dose há mais de 28 dias. Fazem parte do grupo de imunossuprimidos as pessoas que estão em tratamento quimioterápico, que tenham feito transplante de órgão sólido (rim, coração, fígado e pulmão), pessoas vivendo com HIV/Aids, pacientes em hemodiálise, pessoas que tenham Imunodeficiência Primária Grave, pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (Artrite Psoriática, Esclerose Múltipla, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Crohn, Retocolite ulcerativa).

Dia D
Para alcançar toda a população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina, a prefeitura também realizará o Dia D da repescagem neste sábado (25). A vacinação ocorrerá em sete pontos fixos, das 8h às 16h: UBS Dona Jovem (Bairro Industrial); UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário) Externato São Francisco (Suissa); Faculdade Pio X (Jabotiana); UBS Augusto Franco (Augusto Franco); UBS João Bezerra (Areia Branca) e auditório da Escola Municipal Presidente Vargas (Siqueira Campo).

De acordo com dados da Administração Municipal, a capital sergipana já imunizou contra covid-19 até o momento 478.760 pessoas com a primeira dose, o equivalente a 84% da população a partir de 12 anos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso