Saúde


Covid-19 em Sergipe pode reduzir expectativa de vida em dois anos, diz estudo


Publicado 19 de abril de 2021 às 20:30     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Ascom Fecomercio

Um estudo realizado pela cientista brasileira Marcia Castro, do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, aponta que a expectativa dos brasileiros pode cair até dois anos e meio por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Em Sergipe, a redução chega a pode cair 2,21 anos.

De acordo com o estudo, sem o vírus sergipanos viveriam em média 73,64 anos, já com a pandemia a expectativa de vida cai para 71,43 anos. O estado é o mais afetado no Nordeste, seguido por Ceará, com 2,09 anos a menos de vida, e Pernambuco, com 2,01.

Nacionalmente, o Distrito Federal é o local mais afetado, com estimativa de 3,68 anos a menos na expectativa de vida. No Norte do Brasil, no entanto, é a região com piores situações, com Amapá, que segundo o estudo pode reduzir em até 3,62 anos, e Roraima, com 3,43 anos de recuo.

De acordo com a pesquisa, em média, a redução da expectativa de vida em todo o Brasil será de praticamente dois anos (1,94). É a primeira redução nesse indicador nacional desde 1940, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta de casos da covid-19 provocadas pela segunda onda já alcança um total de 13,9 milhões de infectados e 373 mil mortes pela doença no país. Já em Sergipe são 190 mil positivados e 3.955 vítimas fatais.

Leia mais
Covid-19: Taxa de ocupação de UTIs da rede particular de Sergipe sobe para 97,9%



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso