Coronavírus
Covid-19: Entrada em Fernando de Noronha é suspensa por 15 dias
O governo de Pernambuco suspendeu a entrada de pessoas no arquipélago de Fernando de Noronha, incluindo turistas e moradores, sejam eles permanentes ou temporários, por 15 dias dias, para evitar propagação do novo coronavírus (covid-19). A medida foi solicitada pelo Conselho Distrital da ilha, e o decreto formalizando a medida com as restrições deverá ser publicado, neste domingo (05).
A saída de moradores e trabalhadores continua autorizada, sendo efetuada por meio de voos semanais mantidos para manter o abastecimento e o deslocamento de pessoal. O administrador geral de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, disse que a medida atinge toda população do arquipélago. Apenas servidores públicos federais e estaduais e outras categorias cujo trabalho seja considerado essencial e com autorização expressa terão acesso a ilha nesse período. Segundo ele, o prazo poderá ser prorrogado, dependendo de avaliações posteriores.
Desde o último dia 21, as operações de pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto do Distrito Estadual de Fernando de Noronha estão suspensas por conta das restrições impostas para evitar a propagação da epidemia de coronavírus. As exceções são voos para socorro médico e situações excepcionais definidas pela autoridade sanitária competente.
No último dia 27, foi confirmada a primeira ocorrência da covid-19 no arquipélago Fernando de Noronha. Trata-se de um homem de 48 anos, funcionário de uma empresa terceirizada, que permanece em isolamento domiciliar. Para evitar a propagação do vírus, todos os contactantes do homem foram monitorados e colocados em quarentena, em quartos isolados e diferentes, além de serem testados. Apenas um deles testou positivo para a doença e permanece em isolamento. Fernando de Noronha tem, portanto, dois casos confirmados do novo coronavírus.
Leia os termos de uso