Coronavírus


Covid-19: Hospital João Alves amplia número de leitos de UTI com mais 10 vagas após aumento constante de ocupação


Publicado 11 de dezembro de 2020 às 14:42     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Governo de Sergipe

O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho ampliou o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19, com mais 10 vagas, passando para 38, nesta sexta-feira (11). A medida foi anunciada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) após o aumento de casos do novo coronavírus e pela alta taxa de ocupação nos hospitais, em Sergipe.

Até esta quinta-feira (10), a taxa de ocupação de leitos foi de 67,2% na rede pública de saúde. Enquanto na rede particular, o índice foi de 69,6%. De todos hospitais, quatro estão com a capacidade lotada. São eles: Hospital Primavera, Hospital São Lucas, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Hospital de Cirurgia, o qual também deve receber mais 10 leitos, segundo Belivaldo.

De acordo com o superintendente do Hospital João Alves, Walter Pinheiro, a prioridade na unidade é para aqueles pacientes cujos cuidados possam ser dispensados somente no hospital, a exemplo dos nefropatas em terapia renal substitutiva, utilizando outras unidades da Rede como contra referência, juntamente com o Complexo Regulatório e a Central de Regulação de Leitos (CRL).

Walter falou também sobre a utilização do Hospital da Polícia Militar como retaguarda do Huse. “Vamos otimizar a ocupação dos leitos de enfermarias e UTI ́s do HPM, servindo como retaguarda para os pacientes considerados Covid superados, agilizando as altas das UTIs e alocando em um leito de menor complexidade, priorizando àqueles pacientes que dependem do Huse, pela demanda de exames ou de especialistas”, frisou.

Sobre as medidas relacionadas a visita e fluxo de acompanhantes, o superintendente afirmou que ainda estão sendo discutidas, com a possibilidade de restrições. “A Secretaria de Estado da Saúde tem nos dado apoio incondicional e isso nos fortalece. Sabemos da exaustão de todos, mas confiamos principalmente no compromisso com o nosso paciente e na dedicação de todos os nossos profissionais”, finalizou.

Em Sergipe, 96.990 pessoas já testaram positivo para a covid-19 e 2.351 morreram, até quinta-feira (10), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso