Saúde


Covid-19: HU-SE mantém atendimentos essenciais a pacientes do SUS


Publicado 07 de abril de 2020 às 17:21     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Google Street View

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), localizado no bairro Dezoito do Forte, Zona Norte de Aracaju, informou, nesta terça-feira (7), que serviços essenciais estarão mantidos. De acordo com o hospital, a decisão foi autorizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS).

Os atendimentos a pacientes crônicos que já estavam agendados e dos programas que não podem ser paralisados durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) continuarão ocorrendo. Também que serão mantidas todas as orientações e estratégias de prevenção contra a covid-19, com a realização do acolhimento de todos os pacientes para verificar histórico de sintomas gripais, tomando as medidas de precaução já preconizadas.

Serão atendidos de forma presencial no máximo cinco pacientes por profissional, com horário marcado e um intervalo de pelo menos 30 minutos entre cada paciente, evitando assim a aglomeração em salas de espera. Todos os atendimentos serão realizados nos prédios do Ambulatório Alexandre Mendes e do Centro de Reabilitação em Hanseníase, sendo que a entrada dos pacientes será pela recepção inicial do Ambulatório Alexandre Mendes.

Confira a lista de especialidades que se manterão ativos:

Programa de Triagem Neonatal: atendendo aos pacientes de primeira vez e retornos com exames alterados em relação às doenças de Hipotiroidismo, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Deficiência de Biotinidase e Anemia Falciforme.

Núcleo de Perícias em Reumatologia: mantendo a realização das perícias de forma documental dos pacientes com afecções reumatológicas que estão em tratamento com medicações e imunobiológicos.

Centro de Infusão de Terapias e Imunobiológicos (CITI): funcionando temporariamente no Ambulatório Alexandre Mendes, conhecido como Ambulatório de Hanseníase, mantendo as infusões das especialidades Reumatologia, Neurologia, Proctologia e Nefrologia.

Núcleo de Alergia Alimentar: atendendo aos pacientes de primeira vez ou com reações à administração das fórmulas prescritas.

Ambulatório de Pacientes Oncológicos (clínicos e cirúrgicos): mantendo o atendimento de pacientes agendados com diagnóstico de câncer, e em tratamento, que necessitam da vigilância da equipe de especialistas.

Ambulatório de Pré-natal de Alto Risco: funcionando para a manutenção do acompanhamento das gestantes de alto risco.

Ambulatório de pacientes com hanseníase: funcionando às quintas-feiras, pela manhã, no Ambulatório Alexandre Mendes, conhecido como Ambulatório de Hanseníase, na Clínica Médica 1.

Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais (Doença de Crohn): funcionando na Clínica Cirúrgica às quartas-feiras, pela manhã.

Serviço de Hepatologia: atendendo aos pacientes do serviço de fígado, adultos e crianças, com manifestações clínicas que não podem ser postergadas, a saber: pacientes cirróticos, com carcinoma hepático, dentre outros.

Ambulatórios de pacientes em pré e pós transplantes de rim e fígado acompanhados no HU-UFS, de acordo com a necessidade dos pacientes.

Ambulatório de Cicatrização: funcionando em apenas dois turnos na semana para o acompanhamento de alguns pacientes portadores de feridas crônicas em fase final de tratamento.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso