Coronavírus


Covid-19: Huse amplia leitos de UTI, mas próxima fase do plano de retomada da economia pode ser adiada


Publicado 04 de julho de 2020 às 15:46     Por Roberta Cesar     Foto Arquivo / SES

O Governo do Sergipe ampliou, neste sábado (4), o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19) no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), localizado em Aracaju. Ao todo, a unidade disponibilizou 50 leitos para pacientes com diagnóstico grave da doença. No entanto, mesmo com a ampliação a próxima fase do plano de retomada da economia poderá ser adiada.

“Inicialmente, instalamos 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus. Ao longo do tempo, com o aumento dos casos e com a redução na ocupação de leitos não covid, principalmente pela diminuição de traumas, conseguimos fazer uma reengenharia e direcionar esses leitos para pacientes graves com coronavírus. Tínhamos 10, ampliamos para 27 e, neste fim de semana, conseguimos ampliar para 50 leitos de UTI exclusivos” explicou o diretor técnico do Huse, Wagner Andrade.

Ainda de acordo com Wagner Andrade, há previsão de mais quatro leitos de UTI que não são utilizados para casos de covid serem direcionados para assistência a pacientes em estado grave da covid. “Ampliaremos, assim, para 54 leitos de UTI exclusivos” concluiu.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), apesar da ampliação no número de leitos de UTI, a mudança para próxima fase do Plano de Retomada da Economia poderá não acontecer. A taxa de ocupação de leitos é uma das condicionantes para o avanço na flexibilização do comércio.

Para a primeira fase ( laranja), a ocupação média dos 14 dias que antecederam o anúncio da abertura foi em torno de 68%, portanto abaixo dos 70% previstos. A segunda fase (amarela) também usará como gatilho a média dos 14 dias. A taxa de ocupação de leitos não pode ultrapassar 60% a contar do último dia 29 de junho até o dia 13 de julho. Já para avançar para a última fase (verde), a meta é 50% de ocupação dos leitos de UTI.

A SES ainda informou que, no momento, Sergipe está com 188 leitos de UTI nos hospitais públicos do Estado a meta é atingir 221 novos leitos. Na próxima semana, há previsão de abertura de mais 18 novos leitos de UTI, sendo 10 no Hospital Universitário de Lagarto e oito no Hospital Regional de Estância. É prevista, ainda, a abertura de novos leitos de UTI no Hospital de Cirurgia (10 leitos), Hospital de Nossa Senhora da Glória (10 leitos) e na Hildete Falcão (7 leitos de UTI).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso