Saúde


Covid-19: Lacen Sergipe treina profissionais de Alagoas para análises do vírus


Publicado 30 de março de 2020 às 21:00     Por Redação AjuNews     Foto Ascom / SES

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) recebeu alguns profissionais do Lacen de Alagoas para um treinamento do diagnóstico do novo coronavírus (covid-19), nesta sexta-feira (27). O objetivo é contribuir com as análises na técnica molecular do Sars-Cov-2, nome científico do vírus, e reduzir o tempo de liberação do exame no Estado de Alagoas.

“Trabalhamos em parceria e aqui estamos transmitindo a expertise do Lacen Sergipe, para ajudar os colegas de Alagoas no enfrentamento à Covid-19, como vigilância laboratorial e aumentar sua capacidade técnica”, destacou o superintendente da unidade de Sergipe, Cliomar Alves dos Santos.

No encontro, eles observaram o preparo da amostra para análise do coronavírus, a organização e fluxo laboratorial, extração de material genético, PCR em tempo real, análise e liberação dos resultados e fluxo de retorno dos resultados para vigilância.

“Esse momento é muito importante para interpretação e o uso do kit com os reagentes do Ministério da Saúde, na identificação do vírus para que possamos liberar os resultados com segurança e em tempo hábil para a adoção de medidas de Vigilância em Saúde no estado”, afirmou a gerente do laboratório de Biologia Médica de Alagoas, a biomédica Juliana Cavalcante.

Identificação do vírus

O exame para detectar o novo coronavírus é um teste de biologia molecular que identifica o material genético do vírus. Para a análise, utilizam-se amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta), das pessoas com a suspeita da doença. O profissional da saúde utiliza swabs, uma haste longa de plástico com algodão na ponta (cotonetes estéreis), ou aspirados por sonda.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso