Saúde


Covid-19: Ocupação em UTIs adulto na rede pública fica abaixo de 45% em Sergipe


Publicado 07 de setembro de 2020 às 12:00     Por Peu Moraes     Foto Divulgação / Secretaria Estadual de Saúde

A taxa de ocupação nos leitos de unidade terapia intensiva (UTIs) abertos para receber pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19) ficou em 41,1%, em Sergipe. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), neste domingo (06). Na rede privada apenas 28,6% dos leitos disponíveis estão com pessoas infectadas pelo vírus.

Ao todo são 268 para tratamento de adultos, sendo 185 administrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 83 pela iniciativa privada. Já para pacientes neonatal/pediátrico foram abertos 15, sete no SUS e oito na rede particular. Os leitos de enfermarias têm o quantitativo maior com 359 públicos e 120 privados, totalizando 479 acomodações.

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no bairro do Capucho, Zona Norte de Aracaju, que teve sua ala azul destinada para receber pessoas com covid-19, tem a maior taxa de ocupação com 81,6%, foram abertos 38 leitos, ou seja, 31 estão com pacientes. Já na rede particular o Hospital São Lucas, no Centro da capital sergipana, segue sendo a unidade de saúde privada com maior ocupação, ao todo são sete pacientes do total de dez leitos disponíveis.

Embora os dados sejam animadores, a SES orienta que a população evite sair casa para conter uma segunda onda de casos do novo coronavírus. Entretanto, neste domingo (06), véspera do feriado da Independência, circularam nas redes sociais imagens de aglomerações na praia da Cinelândia, no bairro da Atalaia, Zona Sul, de Aracaju.

De acordo a Secretaria de Saúde de Aracaju, foram confirmados 43 novos casos de covid-19 e cinco mortes decorrentes de complicações com a doença nas últimas 24 horas no município. Ao todo são 33.601 casos registrados acumulados e 691 óbitos, desde o começo da pandemia.

Leia mais
Aracaju registra praias lotadas e aglomeração no fim de semana; veja vídeo



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso