Saúde


Covid-19: Prefeitura de Aracaju treina voluntários que atenderão pacientes


Publicado 18 de abril de 2020 às 12:38     Por Dhenef Andrade     Foto André Moreira / Prefeitura de Aracaju

A prefeitura de Aracaju anunciou, neste sábado (18), que irá capacitar os profissionais e estudantes de 16 áreas da saúde que se cadastraram para atuarem voluntariamente nos serviços de atendimento aos pacientes diagnosticados com covid-19 na capital. O treinamento começa na próxima quinta-feira (23).

No treinamento, os voluntários vão aprender a lidar com os sintomas da covid-19 e com os equipamentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento a prefeitura recebeu o cadastro de 165 profissionais e 139 estudantes.

Os interessados podem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da prefeitura. Para poderem participar, os estudantes devem estar no último ano da graduação. O processo de recrutamento é coordenado pelo Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A coordenadora do Ceps, Jane Curbani, explica como será o trabalho dos voluntários. “O ritmo do trabalho dos voluntários vai depender do avanço do novo coronavírus e do número de vítimas acometidas. A princípio, após serem recrutados e devidamente treinados, os voluntários irão atuar nos nossos serviços de referência, que são os leitos de retaguarda e o hospital de campanha que está sendo montado pela Prefeitura”, explica Jane.

São necessárias três etapas para concretizar a inscrição: primeiro o candidato deve inserir as informações profissionais; depois os dados pessoais; e, por fim, informar a disponibilidade de horário para o trabalho. Ao término do serviço voluntário, a SMS emitirá um certificado de participação nesse trabalho de contenção de covid-19 para cada profissional e estudante, para fins curriculares e com a descrição da carga horária.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso