Saúde


Covid-19: Secretaria de Saúde notifica empresa fornecedora de oxigênio medicinal em Sergipe


Publicado 30 de março de 2021 às 11:02     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

Com a aumento de internações por covid-19 na rede pública de saúde em Sergipe, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou, nesta segunda-feira (29), a empresa CR Oxigênio, fornecedora de oxigênio medicinal, para prestar esclarecimentos sobre as adequações necessárias para garantir o abastecimento de toda a rede pública de saúde.

De acordo com a pasta, a ação é necessária para o cumprimento dos contratos da empresa com a Secretaria. A notificação também solicitou esclarecimento sobre a disponibilidade da empresa contratada em aumentar o fornecimento do insumo em caso de emergência.

O ofício com a notificação reitera outras duas solicitações de informações, feitas por e-mail, sobre o acompanhamento do consumo de oxigênio.

As unidades de saúde da rede pública do estado com maior consumo (Hospital de Urgências de Sergipe, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Hospitais Regionais) possuem tanques criogênicos fixos e são abastecidos por caminhão com oxigênio no estado líquido. As unidades menores (UPA Boquim, Neópolis e Tobias Barreto) usam cilindros de oxigênio gasoso. Para todas as modalidades, há abastecimentos reservas para o caso de emergências.

Rede integrada
Para reforçar a vigilância referente à suficiência de reserva de oxigênio medicinal nas unidades de saúde, as Secretarias de Estado da Saúde e do município de Aracaju estabeleceram a construção de uma rede compartilhada de informações para o monitoramento contínuo do consumo e do armazenamento de oxigênio medicinal. O reabastecimento será realizado através do sistema que permitirá que, quando o nível de reposição apresentar baixa, seja acionada a empresa fornecedora para reabastecimento.

Leia mais:
Sergipe é terceiro estado com menor fabricação e demanda de oxigênio do Brasil



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso