Coronavírus
Covid-19: Trabalhadores dos Correios ameaçam greve por falta de EPIs
Os trabalhadores dos Correios ameaçam parar as atividades por falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em São Paulo. O sindicato da categoria alega que os trabalhadores correm risco de serem contaminados com o novo coronavírus (covid-19). A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios deve anunciar a decisão ainda nesta quinta-feira (9). As informações foram divulgadas pela Jovem Pan.
Se aprovada, a greve vai impactar diretamente São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, o eixo Rio-São Paulo corresponde a mais da metade do movimento postal do Brasil, o que acaba afetando todas as regiões do país.
Neste período de isolamento social as compras pela internet cresceram 30%. Com a crescente demanda, os trabalhadores estão mais expostos a contaminação pelo vírus.
No final do mês de março, os Correios anunciaram várias medidas de prevenção nos postos de trabalho, como a intensificação da higienização e limpeza dos equipamentos, e afastamento de funcionários que tiveram contato com pessoas infectadas.
Ainda assim, os trabalhadores promoveram um abaixo-assinado solicitando EPIs como máscaras e luvas adequadas para o trabalho. O sindicato da categoria apresentou uma ação contra os Correios, solicitando os materiais de proteção. O juiz da 3ª Vara de Bauru, no interior de São Paulo, Sérgio Polastro Ribeiro, concedeu uma liminar que acatou em parte o pedido dos funcionários da região.
Leia os termos de uso