Coronavírus


Covid-19: Urgência 24h de São Cristóvão recebe doação de máscaras de ventilação não invasivas


Publicado 22 de abril de 2021 às 17:11     Por Fernanda Souto     Foto Dani Santos/ Prefeitura de São Cristóvão

A Urgência 24h, localizada no bairro Eduardo Gomes, em São Cristóvão, na Grande Aracaju, recebeu uma doação de máscaras de ventilação não invasivas (VNI), que serão utilizadas no tratamento de pacientes com covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quinta-feira (22).

As máscaras foram desenvolvidas por uma equipe de pesquisadores ligados ao Grupo de Pesquisa em Instrumentação Eletrônica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para auxiliar no tratamento de pessoas com sintomas leves e moderados da doença.

“A proposta desse sistema é que seja um sistema de fácil implantação nos hospitais. Requer pouca estrutura, basicamente uma rede de gases hospitalar, o mesmo cilindro de O2 já é suficiente. Doamos dois kits completos, pronto para uso”, afirmou o professor do departamento de engenharia elétrica da UFS, José Carvalho.

As máscaras, patenteadas em Sergipe, foram doadas à Unidade de Emergência 24h pelo projeto Spirandi. “A idéia básica está em duas linhas de atuação: a primeira é dar um aporte de oxigênio ao paciente e a outra é permitir que o terapeuta defina uma certa pressão dentro do interior do sistema, no caso, nas vias áreas do paciente, que também vai ter uma função terapêutica principalmente para quadro de estabilização”, explicou o professor.

Em São Cristóvão, até esta quarta-feira (22), 6.994 pessoas já testaram positivo para a covid-19 e 160 morreram em decorrência da doença. Segundo a SMS, 28 pacientes estão internados.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso