Brasil


Desembargador chama guarda municipal de ‘analfabeto’ após receber multa por não usar máscara; veja vídeo


Publicado 19 de julho de 2020 às 10:42     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / Redes sociais

O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, humilhou um Guarda Civil Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, após ser multado por não utilizar máscara para proteção individual enquanto caminhava na praia, neste sábado (18).

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o desembargador chama o guarda de ‘analfabeto’. Nas imagens, Eduardo diz que não vai assinar a multa e confronta o agente afirmando que jogaria o papel contra o rosto do profissional se ele insistisse em aplicar a sanção por causa do descumprimento do decreto. “Você quer que eu jogue na sua cara? Faz aí, que eu amasso e jogo na sua cara”, diz.

Em seguida, Eduardo Almeida pega o celular e liga para o secretário municipal de segurança, Sérgio Del Bel. “Estou aqui com um analfabeto”, diz ele ao telefone. Ainda durante a ligação, o desembargador tenta forçar o guarda a falar com o secretário.

Em seguida, o guarda alerta que se o homem jogasse a multa, ele seria autuado por desperdício em via pública, levando uma segunda multa. No entanto, ele ignorou o guarda, e no momento em que o profissional está finalizando o preenchimento do papel da multa o desembargador arranca o papel da prancheta, amassa, joga no chão e vai embora.

Segundo a prefeitura de Santos, a pessoa que descumprir o decreto estará sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 100, no caso de pessoa física, e de R$ 3.000, no caso de pessoa jurídica. Os valores das multas serão aplicados em dobro no caso de reincidência.

De acordo com o diretor da Associação dos Guardas Civis Municipais, Rodrigo Coutinho, essa não foi a primeira vez que o desembargador foi abordado sem máscara.

Ainda segundo Coutinho, a associação repudia a atitude de Eduardo Siqueira, que se apresentou ao guarda municipal como desembargador e que a função que o desembargador exerce no Poder Judiciário será investigada.

“Caso se confirme que ele é desembargador, estaremos enviando uma documentação ao Tribunal de Justiça para que esse senhor seja punido”, afirmou o diretor.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso