Educação


EAD na rede estadual de ensino de Sergipe utilizará a plataforma Google for Education


Publicado 10 de julho de 2020 às 14:44     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Seduc

Professores da rede estadual de Sergipe passarão a utilizar a plataforma Google for Education para auxiliar no ensino à distância à alunos do ensino médio. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), nesta sexta-feira (10), a ideia é ampliar o acesso para todas as escolas estaduais. Atualmente, quatro unidades participam de um projeto-piloto.

Antes do sistema ser disponibilizado, os professores passarão por uma formação coordenada pela Universidade Tiradentes (Unit). A intenção da Seduc é que um coordenador pedagógico e até dois professores por escola passem por esse processo. A partir disso, eles atuarão como multiplicadores para os demais professores da unidade de ensino.

Ainda de acordo com a Seduc, com o uso da plataforma vinculada ao domínio da pasta, as turmas virtuais serão criadas automaticamente a partir dos dados de matrícula no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Pela plataforma do Google será possível o envio de atividades, a exibição de conteúdos e as interações entre professores e alunos, entre os próprios alunos e toda a dinâmica de uma sala de aula física, como explica o chefe da Divisão de Tecnologia e Ensino (Dite), Jason Reis.

“A partir dos usuários criados pela Coordenaria de Informática a escola está inserida na plataforma. É feito pelo domínio da secretaria e mandamos para a escola. Os professores acessam pelo Diário Eletrônico e os alunos acessam pelo login destinados a eles ou pelo próprio navegador da plataforma”.

Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), as aulas presenciais seguem sem previsão de retorno. Em maio, a portaria 2235/202 regulamentou atividades escolares remotas como válidas para a contagem da carga horária anual.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso