Coronavírus


Em meio a aumento de casos de covid-19, cresce venda de cloroquina no Brasil


Publicado 28 de dezembro de 2020 às 10:43     Por Eduardo Costa     Foto Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A procura por cloroquina e hidroxicloroquina voltou a crescer no Brasil em meio ao crescimento de casos de covid-19 no país. Segundo informações do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) publicadas pelo portal Metrópoles, em novembro, o aumento foi de 23,7% na venda dos medicamentos em farmácias privadas.

No mês de novembro, foram 100.869 caixas vendidas, contra 81.515 em outubro e 91.060 em setembro. É a maior quantidade de caixas dos remédios vendidas desde agosto, quando foram comercializadas 121.953 unidades. O mês com mais vendas foi julho, que registrou 122.958 caixas.

Coincidentemente, julho e agosto foram os meses com mais casos de covid-19 no país. Em setembro e outubro houve queda, tanto no número de casos quanto no número de caixas dos remédios comercializadas. Em novembro, com 790.913 casos, a curva da cloroquina e da hidroxicloroquina no Brasil também subiu.

A cloroquina, apesar de não ser recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à covid-19, tem sido defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mesmo com a ineficácia declarada pelos órgãos de saúde, o chefe do Executivo fala abertamente no uso do remédio contra o novo coronavírus.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso